Agência será aberta no dia 26 de maio

 

O Américas Shopping inaugura, no dia 26 de maio, às 11h, a nova unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ), que ficará localizada no Piso L1. A abertura faz parte do projeto do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), que dão continuidade ao processo de renovação e adequação das unidades do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ). O novo Sine irá oferecer acesso ao Seguro-Desemprego (SD), Intermediação de Mão de Obra (IMO), e, em breve, emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

 

MAIS INFORMAÇÕES 

A Setrab mantém 13 unidades na capital e outras 23 estão distribuídas nas demais regiões do estado. Para utilizar o serviço de CTPS (disponível somente em alguns postos) e SD nos postos da capital, o trabalhador deverá usar o Sistema de Atendimento Agendado (SAA) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com agendamento pela internet (http://saa.mte.gov.br/). As unidades funcionam das 8h30 às 17h. Para Intermediação de Mão de Obra não há necessidade de marcação, bastando se dirigir à unidade mais próxima do local de residência do trabalhador.

Os 23 postos nas demais regiões funcionam com o sistema de pronto atendimento, por ordem de chegada. Como alerta ao usuário, a secretaria informa que todos os serviços são totalmente gratuitos. Mais informações sobre as unidades Sine/Setrab e os serviços que oferecem podem ser encontradas no link: http://www.rj.gov.br/web/setrab/exibeconteudo?article-id=164788.

Além dos postos SINE-RJ da Setrab, podem ser feitas marcações no MTE pelo SAA via internet (http://saa.mte.gov.br) em que o usuário deve buscar a vaga pela Web ou pelo telefone 158.  Mais detalhes sobre o serviço devem ser buscados no link do Ministério, que é o gestor e fiscalizador deste serviço: (http://portal.mte.gov.br/seg_desemp/seguro-desemprego.htm).

 

INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA

O serviço de intermediação de mão de obra visa aproximar a oferta de trabalho de quem procura emprego. Através das agências estaduais de Trabalho e Renda, distribuídas em todo o estado, o trabalhador tem a oportunidade de conquistar uma vaga de acordo com seu perfil profissional. Já o empregador, tem um excelente banco de dados para disponibilizar suas vagas e encontrar o profissional ideal conforme o perfil de sua empresa.

 

SEGURO-DESEMPREGO

O Seguro-Desemprego garante ao trabalhador demitido sem justa causa o recebimento do benefício temporário. Para os postos da capital e do Rio Poupa Tempo, o trabalhador deverá usar o SAA do Ministério e agendar pela internet (http://saa.mte.gov.br/). Os 23 postos distribuídos nas demais regiões funcionam com pronto atendimento, por ordem de chegada.

 

COMO REQUERER

O trabalhador dispensado sem justa causa recebe do empregador o Requerimento do Seguro-Desemprego devidamente preenchido. Duas vias desse formulário devem ser levadas a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, junto com outros documentos, como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e os dois últimos contracheques.

– Guias do seguro-desemprego conforme Resolução CODEFAT nº 736 (Empregador Web)

– Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;

– Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS (verificar todas que o requerente possuir);

– Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado;

– Documentos de Identificação: Carteira de identidade; ou Certidão de nascimento; ou Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção); ou Carteira nacional de habilitação (modelo novo); ou Carteira de trabalho (modelo novo); ou Passaporte ou certificado de reservista.

– Três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão;

– Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato comprobatório dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça).

– Comprovante de residência.

– Comprovante de escolaridade.

Serviço: Inauguração do Posto Sine-RJ no Américas Shopping

Data: sexta, 26 de maio

Horário: 11h

Endereço: Av. das Américas, 15.500 – Piso L1 – Recreio (esq. com Benvindo de Novaes)