Na noite desta sexta-feira, 1 de agosto de 2014, inauguração da  Subseção  OAB/Búzios , que será presidida por Dr. César Augusto Spezin Kuhner, e terá Dr. Wanderley Rebello Filho como Presidente da Comissão de Direito Ambiental. Para comemorar a data, um artigo especial do Dr. Wanderley Filho sobre Búzios.

Wanderley  6

A  LÍNGUA NEGRA DE BÚZIOS

            Buzianos: já pedi uma vez, vou repetir: acordem! Não sou morador daí, mas sou um apaixonado por esta Cidade. Estou sempre por aí, todos os meses invariavelmente. Estive em Búzios pela primeira vez em 1972, quando eu tinha 15 ou 16 anos. Búzios pertencia a Cabo Frio. Eu entrava na praia de Geribá por trilhas no meio do mato. Era absolutamente linda! Não havia, ainda, uma mansão sequer na beira da praia! Tenho uma fotografia de 1972 com mais quatro amigos, todos adolescentes, com as pranchas de surf atrás de nós, e com a ponta direita da praia aparecendo. Recentemente eu mandei refazer a fotografia que era bastante antiga, por puro saudosismo.

           Já estou ficando velho, e mais ainda estou ficando cansado de tanto berrar. Recentemente vi fotografias da Praia de Geribá com línguas negras nos cantos esquerdo e direito. Cadê o poder público municipal que não acaba com esta poluição que produz cenários tão tristes, e cadê o povo que não faz movimentos e berra contra tanta sujeira e covardia? Búzios e suas praias não são só do poder público não, nem só dos ricos donos das casas que também invadem as areias das praias e as áreas de restinga. Búzios e suas praias são do povo também, e este povo tem o dever, por lei especial e pela Constituição Federal, de defender e de preservar o meio ambiente!

            As “línguas negras” estão há muito tempo em Geribá, e todos sabemos que grande parte deste esgoto vem dos grandes e ricos condomínios, mas parece que o poder público municipal ainda “não quis atentar para isto”, nem começou a se ocupar efetivamente disto; e parece que os ricos não estão dando a mínima para isto! Parece! Parece! Posso estar errado! Eu, agora como Presidente da Comissão de Direito Ambiental da nova OAB / ARMAÇÃO DOS BÚZIOS, vou fazer um trabalho sério sobre as praias de Búzios em particular, e sobre o meio ambiente em geral. Quase todas as praias estão poluídas e muito, e até Geribá, salvo engano, já tem mais de 1.000 coliformes por 100 ml de amostra. A “Praia do Canto” e a “Praia da Armação” já estão consideradas IMPRÓPRIAS há muito tempo, com mais de 1.000 coliformes por 100 ml de amostra, e com a presença de moluscos e algas, e de óleos e de graxa. Lamentável! É possível reverter? É óbvio que é, mas depende de vontade política e do “berro” incessante do povo buziano. E cadê as ONGS’s? A “Praia dos Ossos” já sofre com poluição de mais de 500 coliformes por 100 ml de amostra. Estas informações são relativamente recentes, mas a situação já pode ter piorado!

        Autoridades, se preparem! Vou pegar nos pés de vocês! Mas, não quero ser carrasco, quero ser parceiro! A Comissão de Direito Ambiental da OAB/Búzios chega para ajudar. Não sou buziano mas sou cidadão brasileiro. Vou fazer de tudo para que esta vítima inocente de tudo isto, o meio ambiente de Búzios, deixe de ser agredida tão violentamente como tem sido. Queremos invadir Búzios como uma Tsunami do bem, levando milhões de litros de idéias e trazendo arrasadores resultados positivos. Para as autoridades que recentemente se instalaram em Búzios, às quais desejo toda a sorte do mundo, peço que o caminho agora não seja mais de uma economia perversa, de uma política de trapalhadas, de um social de tragédias, e de um meio ambiente violentado e desprezado. Saibam, como nos ensinou Chico Xavier, que “embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.  Mãos à obra!

 

Wanderley Rebello Filho é Advogado Criminalista, Conselheiro da OAB/RJ, Presidente das Comissões de Políticas Sobre Drogas da OAB/RJ e OAB/Barra da Tijuca, e da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Armação dos Búzios. É Vice-Presidente da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB/RJ , membro do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), e Presidente da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Internacional de Voleibol. É Presidente da Sociedade Brasileira de Vitimologia.