A Aneel autorizou nesta terça-feira (14) aumento das tarifas da Light, distribuidora de energia elétrica em 32 municípios do estado do Rio de Janeiro, para um total de 3,9 milhões de unidades consumidoras. A Fecomércio RJ estima que o aumento aprovado – de 9,8% – represente um impacto de aproximadamente R$ 1,3 bilhão de reais no bolso de consumidores fluminenses.

Nas planilhas dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o custo extra estimado pela Federação gira em torno de R$ 250 milhões, distribuídos de forma distinta entre os estabelecimentos. Os gastos com energia elétrica e água das empresas do comércio em geral representam cerca de 4,3% dos custos totais, mas, em segmentos como açougues, frigoríficos, salões de beleza, lavanderias domésticas, sorveterias e supermercados, esse percentual pode chegar a 20%.

Em um contexto de aumento do desemprego, de queda da renda das famílias e contração da economia, o aumento de um insumo básico como energia elétrica, associado à mudança da bandeira tarifária, já em vigor, constitui custo extra a empresários e consumidores, além de exercer pressão sobre os níveis de inflação nos próximos meses.