Apresentação do Viva Vôlei na OAB/Búzios

Em breve o Programa atenderá crianças e jovens da região

PROJETO VIVA VOLEI NA OAB BUZIO 24 NOV 2015

Ione De Castro, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Búzios, Wanderley Rebello Filho, Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Búzios, Cesar Augusto Spezin, Presidente da OAB/Búzios e André Granado, Prefeito de Búzios
No  final da tarde do dia 24 de novembro aconteceu a apresentação do Programa Viva Vôlei , da Confederação Brasileira de Vôlei , na OAB /Búzios, por meio de suas comissões de Direitos Humanos e Direito Ambiental. O encontro contou com a participação do Presidente da OAB/Búzios, Cesar Augusto Spezin, da Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Búzios, Ione De Castro, do Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Búzios, Wanderley Rebello Filho, além de alguns empresários da região e do Prefeito de Búzios, André Granado, que está apoiando o Programa Viva Vôlei, que muito em breve atenderá um grande número de crianças e jovens da região, promovendo mais qualidade de vida, participação e inclusão social por meio do esporte.   


 

Sobre o VivaVôlei:

O Viva Vôlei é o Programa Social organizado pela Confederação Brasileira de Vôlei, que está presente em mais de 17 Estados, e que transforma sonhos em realidade, atendendo mais de 300 mil crianças e adolescentes em todo o País. O Projeto visa atender meninos e meninas de 07 a 14 anos que vivam em situação de vulnerabilidade social. O principal objetivo do VivaVôlei é contribuir com a educação e socialização de crianças e jovens , utilizando o esporte como ferramenta principal.

 

 

Eleições da OAB

CLAUDIO CARNEIRO

O advogado Claudio Carneiro foi eleito Presidente da OAB/ Barra da Tijuca com 76% dos votos válidos

 

O advogado Claudio Carneiro será o novo Presidente da OAB/Barra para o triênio 2016/2018

Aconteceram no dia 16 de novembro de 2015 as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil , e o advogado Claudio Carneiro foi eleito Presidente da OAB Barra da Tijuca com 76% dos votos válidos, o que demonstrou a expressiva aprovação da Classe quanto ao nome do advogado para representar a advocacia da região durante o triênio 2016/2018.

Carioca de 47 anos e morador da Barra da Tijuca há mais de 20 anos, Claudio Carneiro é advogado, Doutor e Mestre em Direito Tributário, escritor e professor de renomadas instituições de ensino no Brasil e no Exterior , e ainda é sócio fundador do escritório Carneiro e Oliveira Advogados Associados, situado no O2 Corporate & Offices. Atualmente é Diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA Barra), cargo que ocupa há três anos e nesse período alçou a Escola da OAB a um patamar de reconhecimento nacional.

Quais os principais projetos para a sua gestão?

Apoiado pelo Presidente reeleito da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz e pelo atual Presidente da OAB / Barra, Ricardo Menezes, Claudio Carneiro quer focar sua gestão na construção do prédio da nova sede própria da OAB/Barra, em frente ao Fórum da Barra; pretende criar o Clube do Advogado para investir no lazer do advogado; aumentar o número de vagas do estacionamento para os advogados em frente ao Fórum; ampliar as ações sociais OAB/ Barra junto às Comunidades; implantar o Programa Nacional de Valorização do Jovem Advogado; criar a Câmara de Mediação na OAB / Barra; ampliar a Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados; reestruturar a Procuradoria e a Ouvidoria. Claudio Carneiro também destacou que vai investir fortemente na ampliação da Estrutura da Escola Superior de Advocacia da Barra da Tijuca para manter a atualização constante dos advogados com cursos e pós-graduação.

“Eu acredito que a OAB tem como função primordial zelar pelos interesses da classe dos advogados, do conforto do exercício da advocacia e também da qualidade do exercício profissional junto aos Fóruns, em especial o da Barra”, afirmou Carneiro.

A OAB Barra pretende contribuir em questões relevantes para a região, como por exemplo, a segurança pública e mobilidade urbana?

Esses são assuntos que me preocupam bastante.  Por isso, nossa intenção é colaborar em todos os aspectos jurídicos relacionados à segurança pública, e atuar junto com todas as instituições parceiras, como a Câmara Comunitária de Segurança, as diversas Associações de Moradores da Região e a Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca (ACIBARRA). Queremos fiscalizar de perto as ações do Poder Público e, também, participar com sugestões, pois possuímos comissões temáticas que podem colaborar muito, como por exemplo, a de Mobilidade Urbana.

Diante do grande crescimento da região, a OAB Barra pode colaborar?

A OAB sempre teve um papel histórico de representação social e uma das principais formas de colaboração é ter, de fato, uma participação ativa. A OAB/ Barra é a terceira maior Subseção do país e, por isso, tem grande relevo no cenário nacional. Para tanto, vamos investir em nossas comissões temáticas, compostas por profissionais especialistas nas matérias respectivas e que, por isso, são os mais qualificados para colaborar com sugestões efetivas sob o ponto de vista jurídico para soluções de problemas.

Existe algum projeto para os novos advogados?

Sim, essa também será uma de nossas prioridades, pois recentemente foi aprovado o Plano Nacional do Jovem Advogado, e nós queremos que a nossa Subseção seja pioneira na implantação desse programa. É bom frisar que é considerado jovem advogado aquele que possui até cinco anos de advocacia e, por isso, acreditamos que seja interessante uma atenção especial da OAB.

Ricardo Menezes e Claudio Carneiro

Ricardo Menezes e Claudio Carneiro

Como vocês podem perceber, temos muito trabalho pela frente e daremos espaço para todos os advogados que queiram trabalhar na nossa gestão”, ressalta. Carneiro , que enfatiza ainda que sua administração será pautada na união dos advogados , e que com seu Vice-presidente eleito, Marcus Soares, e toda a sua competente Diretoria, dará seguimento a excelente gestão do atual presidente Ricardo Menezes e procurará avançar ainda mais.

Visita ao Parque Olímpico

 

 Subprefeito Alex Costa e Secretário Pedro Paulo levaram moradores vizinhos para conhecer a obra

IMAGEM EDITADA

Moradores que são vizinhos ao Parque Olímpico tiveram a oportunidade no último dia 1º de novembro de conhecer as instalações que estão sendo construídas para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. O parque, que tem uma área de 1,18 milhões de metros quadrados será sede de 16 modalidades olímpicas e nove paraolímpicas. O complexo tem 90% das obras concluídas.

Na última quarta-feira (dia 18), no balanço divulgado pela Empresa Olímpica, a Arena do Futuro, (local do encontro), atingiu 100% da conclusão dos serviços de competência municipal. Alguns equipamentos permanecerão para o treinamento de atletas de alta competição e haverá um passeio público, aberto para todos os cariocas que poderão desfrutar também da paisagem da Lagoa de Jacarepaguá. Outros equipamentos serão desmontados e darão lugar a arenas e escolas em outros locais. A Arena do Futuro, por exemplo, dará lugar a quatro escolas: uma no Camorim, duas na Barra e uma em São Cristovão.

Os moradores da Avenida Abelardo Bueno, Salvador Allende, Rua Aroazes, Rio 2 e adjacências foram recebidos na Arena do Futuro pelo subprefeito Alex Costa, pelo deputado estadual Tiago Mohamed e pelo secretário executivo de Governo, Pedro Paulo. Na ocasião, Pedro Paulo destacou as três premissas básicas que a cidade do Rio impôs para sediar os jogos: fazer o menor investimento com dinheiro público, ter a maior quantidade de obras deixadas para a cidade como legado e não ficar nenhum “elefante branco”.

– Todos os prédios e equipamentos precisam ter uso após os jogos, por isso, algumas estruturas foram montadas com uma arquitetura modular, que permite ser desmontada e montada em outro local, dando lugar a escolas e quadras esportivas – explicou Pedro Paulo.

Um dos grandes benefícios para a cidade é a rede de transporte que está sendo construída com VLT e BRTs.

– Dos quatro corredores expressos de ônibus, três deles passam pela Barra e vão beneficiar diretamente quem mora, trabalha ou vem passear na região da Barra e de Jacarepaguá – lembrou o subprefeito Alex Costa, acrescentando que em 2009, só 18% dos cariocas se deslocavam em transportes de alta capacidade e depois que todo o sistema estiver operando vamos chegar a 60% . Isso é um benefício para os cariocas e para a cidade do Rio de Janeiro e que fica para nós utilizarmos – exemplificou Alex.

 

– Dezenas de obras se espalharam pelas ruas nos últimos anos e não é fácil para os cariocas compreenderem a grandiosidade dos projetos que estão causando inúmeras intervenções, ainda mais para aqueles que moram perto desses locais. Por isso, este diálogo é sempre muito importante, para que a gente possa esclarecer dúvidas, apresentar o legado, mostrar os avanços do projeto e os principais desafios que ele traz- explicou Pedro Paulo.

Síndicos e moradores dos prédios próximos ao Parque aprovaram a iniciativa e ficaram orgulhosos ao ver que as obras estão em dia e o que legado para o bairro será de valorização.

O subprefeito Alex Costa vai organizar outras visitas ao Parque Olímpico. Quem estiver interessado em participar da próxima visita deve mandar uma mensagem para a assessoria da Subprefeitura (ascomsubbarrajpa@gmail.com).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá.

Fotos: Diego Tourinho/Subprefeitura

ACIR e ABIH-RJ promovem XIII Fórum do Meio Ambiente

FOTO  ACIR E ABIH PROMOVEM XIII Fórum do Meio Ambiente.

Reafirmando o compromisso de fomentar ações de proteção aos patrimônios naturais da região, a Acir Transoeste, em parceria com a ABIH-RJ, promoveu, no dia 18 de novembro, o XIII Fórum do Meio Ambiente.

O evento contou com a participação do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Vieira Muniz, e do Subprefeito de Jacarepaguá e Barra da Tijuca, Alex Costa.

O encontro abordou o despejo irregular de esgoto no complexo lagunar da Baixada de Jacarepaguá e a preservação de todo o ecossistema que compreende a região do Recreio dos Bandeirantes e Vargens.

“A nossa região é o epicentro do desenvolvimento da cidade. O grande desafio, no entanto, é garantir esse crescimento se dê de forma planejada e sustentável. O fórum exerce um papel estratégico para identificar soluções quanto às questões de impacto ambiental, como, por exemplo, o despejo de esgoto no Canal das Taxas e a emergencial revitalização da Lagoa de Marapendi, patrimônios que estão situados dentro dos Parques Naturais Chico Mendes e Marapendi”, defendeu o presidente da ACIR, Alfredo Lopes.

O evento foi patrocinado pela Carvalho Hosken, Queiroz Galvão e do Hotel Grand Mercure Riocentro, que sediou o encontro.